jdoublej

Alguns dos Mais Influentes Fotografos do Mundo – 08 – Alfred Stieglitz.

In Uncategorized on 18 de junho de 2013 at 22:07

Alfred Stieglitz (1)

Alfred Stieglitz, é considerado a figura mais significativa da fotografia nos Estados Unidos, e um dos maiores impulsionadores da fotografia como forma de arte. Encontrei no vídeo a seguir o modo sucinto que buscava de apresentá-lo, ao qual apenas acrescentarei algo a respeito do chamado Pictorialismo, e da presença deste extraordinário fotógrafo neste importante movimento artístico.

Sim! Alfred Stieglitz foi um adepto do pictorialismo.

O Pictorialismo foi um movimento artístico que surgiu na França, Inglaterra e Estados Unidos, a partir da década de 1890, até 1920.

Observemos as duas imagens a seguir… Elas fazem parte de um trabalho acadêmico sobre o Pictorialismo disponibilizado na internet, para a disciplina de Photo Lab da professora Suzana Marques, e do qual participa a atriz Paula Rego.

(para os interessados em maiores detalhes: http://www.behance.net/gallery/paula-rego-pictorialismo/1002415)

aa0f7471eff3a8848aef17051cc88975

93dca13994ad1a3fa8035d400c1ea124

Tudo bem! As vezes a realidade é mais graciosa, que aquela outra criada pelo artista.

“No Pictorialismo a fotografia perde a sua relação com o real, mas por outro lado o fotógrafo passa a ser visto como o criador de uma nova realidade.”

Isto é por demais observável nas imagens criadas por Alfred Stieglitz que à época tinha por objetivo demonstrar que ao imitar as pinturas, a fotografia merecia um reconhecimento de um papel singular como modo de expressão artística.

Alfred Stieglitz (22)

A manipulação que os fotógrafos pictorialistas faziam nos negativos e nas provas, alterando elementos naturais da imagem por diversos meios, visavam imitar as pinturas e assim alcançarem o reconhecimento artístico dos pintores, ao elevarem a fotografia ao patamar das artes.

Os críticos deste movimento tinham a opinião de que enquanto tentaram imitar as pinturas, os fotógrafos perderam de explorar novos ângulos estéticos, próprios da fotografia.

Hoje, privilegiados pelos progressos que nos proporcionaram as técnicas digitais, não só podemos apreciar o valor da fotografia tal como sentida e praticada pelos pioneiros que viveram durante o seculo XIX e sobretudo a primeira metade do seculo XX, como praticar a vontade o Pictorialismo…

Assim o fazemos quando ao fotografar com o Smartphone, usamos uma meia dúzia de editores nele próprio instalado, para dar às nossas imagens, a aparência que desejarmos. É o caso particular da chamada iPhonographia!

 A foto considerada pela crítica como a mais importante da obra de Stieglitz e também uma das fotos mais importantes do século XX, foi “The Steerage“. Ele a fez a caminho da europa em 1907, embora só em 1911 ela tenha sido finalmente publicada. Picasso ao vê-la, comentou: “Este fotógrafo trabalha com o mesmo espírito que eu.”

A partir daí Alfred Stieglitz teria começado a sua transição da fase pictorialista para a da fotografia documental e naturalista, que então tomou força.

The Steerage

The Steerage

 Outra foto de grande relevância é “The terminal”, que pertence a parte do seu acervo de fotos da cidade de Nova York. Esta foto, foi vendida em 1898 por 75 dólares, um valor considerável para a época.

Alfred Stieglitz (20)

The Terminal.

O primeiro casamento de Alfred Stieglitz não deu certo! Mas o segundo, com a pintora Georgia O´Keefe deu!

Stieglitz dizia: “Pretender que um único retrato possa ser o retrato completo de uma pessoa, é tão fútil quanto pretender que um filme possa ser condensado em uma única foto.”

Portanto Stieglitz acreditava que o retrato consistia em mais do que mostrar apenas o rosto e que ele deveria ser um registro da experiência global e uma pessoa. Um mosaico de movimentos expressivos, emoções e gestos os quais funcionariam coletivamente para evocar uma vida.

Por isso, para evocar a vida de sua mulher Georgia O´Keefe, ele fez cerca de 300 fotos dela, no priodo de 1917 a 1937, e com elas compôs um extraordinário painel.

Alfred Stieglitz (2) Alfred Stieglitz (6)Alfred Stieglitz (9) Alfred Stieglitz (15)

h2_1997.61.19

1921

Outras fotos de Alfred Stieglitz:

Alfred Stieglitz (3)

Um Canal de Veneza.

Alfred Stieglitz (13)

Flatirion Building, 1903.

Alfred Stieglitz (21)

Winter on Fifth Avenue, New York, 1893.

Alfred Stieglitz (10) Alfred Stieglitz (11) Alfred Stieglitz (12) Alfred Stieglitz (18) Alfred Stieglitz (23)

Em uma de suas citações, Alfred Stieglitz revelou que a fotografia foi para ele um amor à primeira vista pelo qual teve grande paixão:

“A câmera estava me esperando por predestinação e eu a tomei como um músico a um piano ou um pintor à tela. Eu fui para a fotografia uma alma verdadeiramente livre – e amei a fotografia à primeira vista com grande paixão.

Outras citações dele sobre a fotografia:

“Onde houver luz pode haver fotografia.”

“Em fotografia há uma realidade tão sutil que ela se torna mais real que a realidade.”

“As artes tem departamentos distintos, e a menos que a fotografia tenha suas próprias possibilidades de expressão, à parte daquelas outras artes, ela será um mero processo, não uma arte.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: